Veículos trazem características exclusivas e até inauguram segmentos.
Chevrolet S10, Fiat Strada cabine dupla e Kia Soul estão sozinhos no país.
Milene Rios Do G1, em São Paulo
Alguns veículos, mesmo pertencentes há segmentos já existentes, trazem características que a concorrência não tem. A Chevrolet S10, única picape média equipada com motor flex, é um dos exemplos de veículos que estão sozinhos no mercado.
Chevrolet S10 (Foto: Divulgação)
A picape de Chevrolet passou a beber álcool e gasolina em 2007, mas é líder do segmento desde o seu lançamento, em 1995. De janeiro a agosto foram vendidas 24.220 unidades, quatro vezes mais do que a principal rival, Ford Ranger, que registrou 6.983 unidades e, inclusive, é mais barata. Parte de R$ 55.260, com cabine dupla, ante os R$ 57.265 da S10. Mas essa vantagem não deve se esticar muito. A Ford já está trabalhando um motor bicombustível para a Ranger e a Toyota deve lançar a Hilux flex até o final de 2010. Para o ano que vem também é aguardada a Volkswagen Amarok, primeira picape média da marca alemã, que já deve chegar bebendo álcool e gasolina.
Fiat Strada Adventure cabine dupla (Foto: Divulgação)
Uma picape que está ‘tranquila’ e não deve ser ameaçada tão cedo é a Fiat Strada Adventure cabine dupla. A partir de R$ 46.400 é a única picape pequena com capacidade para carregar quatro pessoas e, por isso, não quer apenas se diferenciar dos concorrentes Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Ford Courier, mas também pretende ‘puxar’ parte do mercado de picapes médias. A Fiat é líder no segmento de comerciais leves há seis anos e a picape Strada também era a única com cabine estendida, até a chegada da nova Saveiro.
Kia Soul (Foto: Divulgação)
Já o Kia Soul foi além. O carro que parte de R$ 51.490 é definido pela marca sul-coreana como um crossover urbano, um segmento novo no país. Na verdade, o Soul tem cara de hatch e alma de minivan e, por isso, vê como concorrentes os hatches Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway e as minivans Honda Fit, Nissan Livina e Fiat Idea Adventure e Doblò. Até o utilitário-esportivo Ford EcoSport faz parte dessa lista.
Chery Tiggo (Foto: Divulgação)
O jipinho EcoSport também reinava sozinho com o único utilitário-esportivo compacto do mercado. Mas em agosto deste ano ganhou finalmente um rival direto: o Chery Tiggo. A novidade, que é produzida no Uruguai, desembarcou no país em agosto a partir de R$ 49,9 mil – o EcoSport parte de R$ 50.690 – e a expectativa da marca chinesa é vender 4,5 mil unidades por aqui até o final do ano. No entanto, não será fácil alcançar o jipinho da Ford que de janeiro a agosto deste ano acumulou 28.393 unidades vendidas. Mas toda concorrência é bem-vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por escrever para a SIM RASTREAMENTO VEICULAR. Aguarde que em breve vamos responder a sua mensagem.
Continue com a gente!
Atenciosamente,
Equipe SIM RASTREAMENTO AUTOMOTIVO