terça-feira, 25 de junho de 2019

Câmbio Automático e suas funções

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Enquanto o modelo de câmbio manuseável utiliza engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, o veículo de câmbio automático se baseia em um sistema de engrenagens planetárias, também com tamanhos diferentes, porém sempre engatadas entre si. 

Neste caso, a relação da força depende da ordem com que essas engrenagens são conectadas.

Trocando em miúdos, cada uma das engrenagens planetárias possui três componentes principais: a engrenagem coroa; a planetária e seu suporte; e a engrenagem solar. É em volta desta última que as planetárias giram. O sistema de um carro automático conta ainda com cintas para travar partes do conjunto de engrenagens.

Quando analisamos um carro de câmbio automático, precisamos entender que há um conjunto de embreagens internas, em banho de óleo, e freios que permitem – por um sistema hidráulico – o acionamento das engrenagens corretas, criando assim as relações de marcha que permitirão o deslocamento do veículo.

Adicionalmente, o conversor de torque, presente nos câmbios automáticos atuais, funciona como uma espécie de bomba acoplada à caixa de marchas (que lança o fluido hidráulico no sistema), sendo que o estator direciona o fluxo e a turbina recebe a substância. A grande vantagem desse componente é a ampliação do torque do motor.

Finalmente, é importante lembrar que as caixas automáticas atuais possuem vários dispositivos eletrônicos de controle.


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