Filha do técnico Mano Menezes, do Corinthians, Camilla Menezes explica o segredo do sucesso de um dos perfis mais acessados no site de microblog. Ela foi uma das convidadas do Seminários Info, nesta segunda-feira, 21, em São Paulo
Mariana Ditolvo
21/09/2009 - 13:29
Quando decidiu propagar pelo Twitter o que chama de "a marca Mano Menezes", Camilla Menezes teve de enfrentar a desconfiança e a resistência de seu pai, o próprio técnico corinthiano. Com seu jeito marrento do típico gaúcho, Mano Menezes não achava graça e sequer acreditava que a rede social fundamentada no sistema de microblog poderia trazer algum tipo de retorno ou benefício ao seu trabalho nos campos.A insistência de Camilla, porém, unida ao incentivo de apoiadores que viam na ferramenta um grande canal de comunicação com o torcedor, fizeram com que o técnico mudasse de ideia. Até ser ultrapassado por Luciano Huck recentemente, o treinador era o perfil com maior número de seguidores no Brasil. "Meu pai pediu para que tomássemos cuidado com o que seria publicado. Ele não queria se comprometer a noticiar o que acontecia nos vestiários ou divulgar a escalação antes das partidas", contou Camilla, durante o Seminários Info, que acontece nesta segunda-feira, 21, em São Paulo.
Hoje com quase um milhão de seguidores, o perfil de Mano Menezes é frequentado não apenas pela massa corinthiana, mas também por torcedores rivais e profissionais de imprensa, entre outros. Quando lançada a ideia de que os seguidores poderiam sabatinar o treinador, Camilla afirma ter recebido cerca de 50 mil perguntas por dia. A tendência é que elas sejam respondidas - depois de uma seleção - durante os próximos meses. "Procuramos também lançar outros tipos de promoções como abrir espaço para que o torcedor envie vídeos de motivação ao grupo do Corinthians. Até o final do ano temos mais seis previstas", adiantou.
A proposta de Camilla desde o início estava em mesclar notícias oficiais com pessoais para atrair mais as pessoas e aproximar a figura de Mano da sociedade como um todo. Segundo ela, quando o time sofre uma derrota ou enfrenta alguma crise, a postagem dele é essencial para que as críticas severas sejam substituídas por mensagens de apoio e compreensão. "Quando as pessoas vêm que existe um trabalho e que a pessoa se importa com o que está acontecendo, tendem a ficar mais calmas e oferecem seu apoio incondicional", acrescentou.
De acordo com Camilla, já chegaram diversas propostas de patrocínio ao canal, mas, por enquanto, nenhuma se mostrou interessante financeiramente. "Nossa intenção não é ganhar dinheiro, mas as propostas que recebemos sequer pagavam os custos que temos para manter o perfil. Não valia a pena associar a marca Mano Menezes a essas empresas que nos procuraram", justificou.
"Por enquanto, conseguimos trabalhar bem a estratégia de unir o site dele com o Twitter e o trabalho que faz no Corinthians. Essa era nossa proposta inicial e assim devemos continuar", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por escrever para a SIM RASTREAMENTO VEICULAR. Aguarde que em breve vamos responder a sua mensagem.
Continue com a gente!
Atenciosamente,
Equipe SIM RASTREAMENTO AUTOMOTIVO